sábado, 11 de julho de 2015

Rio Sena, Paris


 Pont des Arts."É o fim dos cadeados", disse o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, em comunicado. "Eles estragam a estética da ponte, são estruturalmente ruins para ela e podem provocar acidentes", acrescentou, observando que pelo menos uma parte da grade já havia entrado em colapso por causa do peso, representando um risco potencial para a navegação no rio Sena

A ponte de pedestres se tornou um santuário para casais apaixonados (turistas e também parisienses) que procuram imortalizar seu amor deixando um cadeado com suas iniciais preso às suas grades metálica de proteção.

A prefeitura irá inicialmente substituir as grelhas e painéis de madeira por "obras de vários artistas" antes de instalar "painéis de vidro", no outono, indicou.


Continua  os cadeado na lateral da  "Pont des Arts"


"Degradação do Patrimônio, risco para a segurança dos visitantes": a prefeitura de Paris decidiu remover permanentemente os cadeados da ponte na segunda-feira. "Vamos retirar quase um milhão de cadeados, ou 45 toneladas", explicou Bruno Julliard, vice-prefeito de Paris.




"Pont Neuf" Neste local tambem tem Cadeados do amor



Uma das coisas que você não pode deixar de fazer quando for para Paris, é dar um belo passeio de barco pelo rio Sena. Existem passeios durante o dia e aqueles noturnos.

Navegue pelo rio Sena a bordo de um barco que oferece vistas panorâmicas dos monumentos simbólicos da cidade.



Sena corta a cidade formando um arco, entrando pelo sudeste e saindo pelo sudoeste. Mais de trinta pontes permitem a travessia do curso fluvial.
Ela é igualmente atravessada por dois outros cursos d'água: o Bièvre, que vem do sul de Paris, hoje em dia inteiramente subterrâneo; e o canal Saint-Martin, inaugurado em 1825, com comprimento de 4,5 quilómetros.

Pont Neuf




















A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte.




Musée des Plans-Reliefs



Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa em um dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital de um império estendido pelos cinco continentes.


O marco mais famoso de Paris, a Torre Eiffel, foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa, em 2014 comemorou 125 anos!! Com 318 metros 10.100 toneladas, este é o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa! Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris...Boutiques e restaurantes fazem o programa inesquecível! Se estiver cheio da energia, suba pelas  escadas até a 3ª plataforma. O mais sensato é pegar o elevador, e tirar mil fotos... A vista parece cartão postal, liinda! O passeio  é obrigatório e em Outubro /2014 foi inaugurado no 1º andar (a 57m de altura) um novo piso de vidro, especial para "selfies" com friozinho na barriga!

Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

 École militaire, Paris









Inspirado no Arco de Titus, esse monumento no coração  de Paris foi planejado por Napoleão para celebrar suas vitórias militares. O Arco foi concluído em 1836 e é um dos grandes marcos de Paris, afinal ali está a famosérrima Champs Elysées! Existe um museu no seu interior e em homenagem ao Soldado Desconhecido, onde uma chama é acesa diariamente as 6:30 da noite. Iluminado fica um show! Acorde, sim, você está em Paris!  De lá partem 12 avenidas, uma verdadeira loucura para os motoristas . Visitas das 9:30 às 23h. Veja no Google Street View (Place Charles-de-Gaulle, metrô Charles-de-Gaulle, Etoile)



O arco triunfal é um dos mais influentes e característicos tipos de construção associado à Roma Antiga

Av. des Champs Elysees:  avenida mais famosa do mundo, foi criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre, onde se encontra o famoso Arco do Triunfo. Toda arborizada,com vários cafés, restaurantes e lojas  hoje em dia um passeio bem de turista, mas obrigatório. Se estiver em Paris dia 14 de Julho aproveite a festa da Queda da Bastilha, com desfiles e fogos na avenida mais bonita do mundo! Veja o mapa que legal.

Av. des Champs Elysees:

Av. des Champs Elysees:




Le Grand Palais



Av. des Champs Elysees:
A não perder em Paris.... A lindíssima fonte verde e dourada na Place de La Concorde. Parece encantada...





A entrada principal do Palácio do Eliseu.







A maravilhosa catedral de Notre Dame à beira do Sena é um dos marcos de Paris! Gótica, começou a ser construída em 1163, na Idade Média! Foram 170 anos de trabalho de milhares  de arquitetos e artesãos medievais. Foi erguida sobre um templo romano e concluída em 1330. Repare nos mais belos vitrais (do século XIII) ao fundo!! Vários reis e rainhas foram ali coroados e também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários, que transformaram em depósito de vinho. Sendo recuperada e restaurada na época de Napoleão.

  • Portal do Julgamento, No românico a figura central do portal é Cristo em ascensão aos céus, como parte dos acontecimentos de Pentecostes ou no papel de juiz. Mas, mo gótico, já não é o monge que inicia os fiéis no mundo iconográfico do sagrado 




Hôtel de Ville é o termo francês para designar o edifício da prefeitura ou dos paços do concelho. Comparativamente pode dizer-se que a Câmara municipal corresponde à mairie (Fr) e que os Paços do concelho correspondem ao Hôtel de Ville.



Stravinsky Fountain Rue Brisemiche


Centro Georges Pompidou Place Georges-Pompidou 




Catedral de Notre-Dame




Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo



Pirâmide do Louvre é uma estrutura de forma piramidal, construída em vidro emetal, rodeada por três pirâmides menores, no pátio principal (Cour Napoleon) do Palácio do Louvre (Palais du Louvre) em Paris


Chegando à Concorde, não  perca a La Grande Roue ( Roda-Gigante)!! Inaugurada em 2000 faz qualquer um viajar voltar à infância... lá de cima o maior visual sobre a Cidade-Luz!








Nenhum comentário:

Postar um comentário