sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Martinique



Martinique -  é um departamento ultramarino insular francês no Caribe, com fronteiras marítimas com a Dominica ao noroeste, e com Santa Lúcia ao sul. Sua capital é Fort-de-France. Tem estatuto de região administrativa, assim como os outros departamentos da França.
Foi ocupada pela França a partir de 1635. Em 1660, os índios nativos da ilha foram deportados pelos franceses, no episódio que ficou conhecido como expulsão Caribenha. Desde então, a ilha tem sido uma possessão francesa, exceto por três breves períodos de ocupação estrangeira.
Desde 1635 (chegada de Pierre Belain d'Esnambuc, um aristocrata francês que tomou posse da ilha para a França) até 1946, a Martinica sobreviveu como colônia francesa produzindo mercadorias
tropicais, como cana-de-açúcar, café, rum e cacau. Prisioneiros africanos foram trazidos da África Ocidental para formar a população escrava que é a origem da maior parte da população atual.





Centre d'Affaires Pointe Simon


















Schoelcher Library


Prefecture of Martinique


Mairie Fort-de-France


Court of Appeal

Espace muséal Aimé Césaire

Shopping 









Para os turistas, o que chama mais atenção é a cor da areia escura, decorrente da origem vulcânica do solo. Isso porque é nessa região que está o Monte Pelée, um vulcão adormecido com 1.397 metros de altura. Quem o vê distante, da estrada, nem imagina os estragos que ele já causou na cidade de Saint-Pierre, situada no sopé do monte. Na manhã de oito de maio de 1902, o vulcão entrou em erupção e suas cinzas, pedras e lava arrasou Saint-Pierre e matou seus quase 30 mil habitantes em menos de dois minutos. O único sobrevivente foi o prisioneiro Auguste Cyparis, resgatado três dias após o acidente, ao ficar protegido pelas paredes grossas de uma prisão datada de 1660.





Catedral de Saint-Louis, erguida no final do século 19, no mesmo lugar onde já foram levantadas outras seis igrejas (a primeira, em 1671).






As praias de Les Salines, Baies des Anglais e Le François. Próximo a Anse Noire, no sudeste da ilha, você também poderá ver uma praia com areia preta ao lado de uma praia com areia branca






Nenhum comentário:

Postar um comentário