Clile




Antofagasta Antofagasta é uma comuna e cidade do norte de Chile. É capital provincial da Província de Antofagasta e capital regional da Região de Antofagasta. A cidade de Antofagasta se encontra no hemisfério sul de América, a 23°38’39" S de latitude e 70°24’39" Ou de longitude, a 1.371,48 km de Santiago, capital de Chile. Limita ao ao norte com Serra GordaMejillones e San Pedro de Atacama, sul com Taltal, ao oeste com o Oceano Pacífico e ao este com com o Departamento Os Andes de Argentina. É a quinta cidade mais povoada do país, atrás das conurbaões da Grande Santiago, Grande Valparaíso, Grande Concepción e Grande La Serena. Antofagasta é conhecida popularmente em Chile como a Pérola do Norte.

População296.9051 habitantes
Censo2002
Área30.718,1 km²
Densidade9,7 hab/km²
Fundação22 de Outubro de 1868
RegiãoAntofagasta
ProvínciaAntofagasta
GentílicoAntofagastino

História:Segundo registos arqueológicos, Antofagasta foi habitada em primeiro lugar pelos changos, recolhedores marinhos. A cidade de Antofagasta, conquanto foi fundada pelo governo boliviano em 1868,  já se encontrava previamente povoada como porto de desembarque e como um lugar de refúgio e descanso sobre a costa boliviana para os exploradores chilenos. Por isso, a fundação é algo que ainda não foi estabelecido e aceitado oficialmente. Previamente ao povoamento do lugar, Juan Lopez, quem é considerado o primeiro habitante da cidade, instalou-se no setor de Penha branca, hoje conhecido como la Chimba, onde começou a extração de minerais de maneira precária. Em 10 de agosto de 1866 assinou-se um Tratado de limites entre Bolívia e Chile, adicionando ademais uma ata adicional em 25 de agosto. Neste documento, se estabeleceu como limite entre os dois países o paralelo 24 de latitude sul. Não obstante a divisão territorial estipulada, ambos governos se comprometeram a repartir por metade os produtos provenientes da exploração dos depósitos deguano descobertos em Mexilhões e dos demais depósitos do mesmo adubo por descobrir no território compreendido entre os graus 23 e 25 de latitude meridional, bem como também os direitos de exportação percebidos sobre os minerais extraídos no mesmo território já mencionado. Durante os últimos anos, Antofagasta incrementou sua oferta turística, como uma medida para reter aos turistas que passam pela cidade, com destino a outras localidades como San Pedro de Atacama.Segundo os dados coletados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e o Serviço Nacional de Turismo (SERNATUR) durante o primeiro semestre de 2006, de um total de 1.249.578 turistas (provenientes do território nacional ou estrangeiro) que circularam por Chile durante dito período, 123.643 o fizeram pela comuna de Antofagasta, o que se traduz num crescimento do fluxo turístico comunal de um 31,39% (com respeito aos 94.107 turistas do relatório anterior). 

TurismoDentro dos atrativos turísticos se encontra o Monumento Natural A Portada, acidente geomorfológico de rochas sedimentarias e restos fósseis que conta com uma superfície de 31,27 tem e que possui uma alcantilado costeiro que atinge uma altura máxima de 52 msnm e que rodeia ao arco da Portada. Está localizado a aproximadamente 18 km ao norte, pela Rota 1. Atualmente se está planejando uma remodelação no acesso e seus arredores.Outro atrativo turístico natural é a Reserva Nacional A Chimba, que está localizada aproximadamente a 10 km ao nordeste, dentro da Quebrada A Chimba (na Cordilheira da Costa). Esta reserva, que conta com uma superfície de 2.583 tem, apresenta uma série de fatores que geram microclimas. Podem-se encontrar até noventa espécies de fauna e flora. Foi declarada Reserva Nacional o 13 de julho de 1988, pelo Decreto Supremo Nº 71 do Ministério de Agricultura.




La Portata


















Mercado Central

Relogio do Tempo

Parque Cultural Huanchaca




********************************************************************


Gêiseres El Tatio
Os Gêiseres de Tatio são uma das melhores atrações do deserto do Atacama, no Clile, junto com a gruta El Azzi, que fica no vale de la Luna.
Localiza-se na bacia geotérmica que leva o mesmo nome a 129 quilômetros ao leste da cidade de Calama e a 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama, a cerca de 4.320 metros de altitude.
As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e 10 metros de altura.
Os gêiseres de Tatio são formados quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes.
Um gêiser, é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar"

A água subterrânea que se choca nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contacto com rochas e principalmente alava vulcânica encontrada abaixo à elevada temperatura, vai aquecendo a água gradualmente. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água, a qual obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a esta manifestação de vulcanismo. Esses jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70 ºC onde não há rocha vulcânica, como o riolito, que é dissolvido em água quente e as formas de depósitos minerais chamados conglomerados siliciosos ou geiseritas, juntos dentro de sistemas de canalização. Ao longo do tempo, esses depósitos de rochas fortemente consolidadas reforçam as paredes do canal e permitem a atividade do fenômeno da natureza

 






Vulção Sairecabur












Estrada para El Tatio


Tempestade de neves




Lago (Vado Putana) congelado







*********************************************************************

Villa Machuca











*********************************************************************

Rota 21 - Calama Clile para Uyuni Bolivia


Vulção San Pedro - Altitude6.145 m,  CordilheiraCordilheira dos Andes. Última erupção1960

O Vulcão Ollagüe é um estratovulcão ativo situado na fronteira da Bolívia e Chile, na II Região de Antofagasta no Chile e no Departamento de Potosí na Bolívia, na cordilheira dos Andes, com uma altitude de 5.870 metros.



Divisa Clile e Bolivia

Estrada de Ferro Clile e Bolivia



Avaroa província da Bolívia localizada no departamento de Oruro, sua capital é a cidade de Challapata.


Escultura natural Bolivia


O Vulcão Ollagüe é um estratovulcão ativo situado na fronteira da Bolívia e Chile, na II Região de Antofagasta no Chile e no Departamento de Potosí na Bolívia, na cordilheira dos Andes, com uma altitude de 5.870 metros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário