Bolivia




Hotel de Sal
Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no departamento de Potosí e no departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 10582 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira Bolívia-Peru e que apresenta aproximadamente
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o deserto de sal também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.
No início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o deserto de sal coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.
O deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O deserto de sal é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássioboro e magnésio.
Além do deserto de sal, ilha do Pescado e as lagoas coloridas onde se vê os flamingos, é possível num mesmo percurso conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural. Também existem gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água.
Outro local interessante é um cemitério com ossadas de antigos moradores da região.
A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões na envolvente do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3650 m acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida




Isla Del Pescado


A chamada ilha do Pescado localiza-se no salar de Uyuni, no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia.
Constitui-se numa pequena elevação de terra, cercada de sal por todos os lados.
Em pleno salar, é um dos poucos pontos com alta concentração de seres vivos. Entre estes, destacam-se cactos com até dez metros de altura, com mais de 600 anos de idade.










Salar de Uyuni



Volcan Tunupa (5 432 m)












Hotel de Sal





***************************************************

Laguna Cañapa, Nor Lípez, Potosí, Bolívia




Vicugna 
vicunha (Vicugna vicugna) é o animal que possui o menor tamanho entre os camelídeos andinos, chegando, no máximo, a 1,30 metros de altura e podendo pesar até 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial; por esse motivo, a vicunha esteve à beira da extinção por causa dos caçadores ilegais. A população de vicunhas, que chegou a ter apenas 25 000 exemplares, chega atualmente quase a 170 000 (aproximadamente 100 000 vivem no Peru) e o número vem crescendo em média 8% por ano. Habita de 3 000 a 4 600 metros acima do nível do mar, no elevado platô andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma estepe elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas.
A vicunha está bem adaptada à vida nesse ambiente inóspito. Sua pelagem é constituída da lã da melhor qualidade que se conhece, a qual é valorizada e utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos da puna e serve como um acolchoado para o corpo quando descansa no chão. Em comparação com os camelos do velho mundo, a vicunha possui cascos mais profundamente bipartidos, permitindo que caminhe e corra com mais aptidão em encostas rochosas, penhascos e pedras soltas, comuns na puna (Koford, 1957). Outra importante adaptação são os dentes semelhantes aos de roedores, os quais crescem continuamente e permitem que a vicunha se alimente de pequenos arbustos herbáceos e gramíneas perenes rentes ao solo. A vicunha é o único ungulado que possui incisivos de raiz aberta e crescimento contínuo. A vicunha é um dos quatro representantes vivos da família dos camelosencontrados na América do Sul, sendo os outros três o guanaco (Lama guanicoe), a lhama (Lama glama) e a alpaca(Vicugna pacos). A vicunha e o guanaco são espécies selvagens, enquanto a lhama e a alpaca são domesticadas.


Cerro cañapa

           Flamingo-chileno - Os flamingos são aves filtradoras que vivem próximos à água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetação e invertebrados aquáticos. Em grande parte desses invertebrados está presente uma substância chamada caroteno que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância as penas tornam-se esbranquiçadas. Em cativeiro, busca-se criar uma dieta adaptada e que forneça todos os nutrientes necessários, já que a alimentação natural é de difícil obtenção.
         São animais de hábitos migratórios, que podem voar aproximadamente 500 km por dia em busca de alimento e locais para nidificação. Vivem em grandes colônias que variam de 3 a 6.000 pares.



















*********************************************************************************
Laguna Hedionda



Eco Hotel Los Flamencos

Laguna Hedionda é uma laguna boliviana de água salgada localizada no departamento de Potosí, próximo à fronteira com o Chile.Possui uma superfície aproximada de 4,5 km² e encontra-se a 4.100 metros de altitude.




*********************************************************************************
Laguna Chiar Kkota - Coloração de Pratiada 






*********************************************************************************
Ruta de las Joyas Altoandinas









Árbol de Piedra (em português:Árvore de Pedra) é um monólito natural de formação geomorfológica por erosão causada pelo vento muito forte da região . Está situado no deserto Siloli, à entrada da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avoroa, no departamento de Potosí na Bolivia.
Muito fotografado, este monumento natural fica 18 km a norte da Laguna Colorado.


Arvore de pedra


*********************************************************************************

     Laguna Colorada é um lago salgado, localizado no sudoeste do altiplano da Bolivia, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avoroa e perto da fronteira com o ChileO lago contém ilhas de sal bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é originada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algas. Laguna Colorada é uma das Zonas Úmidas de Importância Internacional da Convenção de Ramsar.
         Flamingos de James abundam na área. Também é possível encontrar flamingos andinos e flamingos chilenos.
          
Tipo
4,278 m
Área *
60 Km2
Comprimento máximo
10,7 km
Largura máxima
9,6 km
Profundidade média
0,35 m
Profundidade máxima
1,5 m
















lhamas
A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foi domesticado pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos.
As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente: por este motivo, foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo segundo o canal Animal Planet. Quando irritada ou para chamar a atenção, espirra seu muco na direção do objeto de sua irritação.

A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 a 2,40 metros de comprimento (contando com a cauda, adiciona-se mais 25 cm ao comprimento). Chega a pesar 150 quilogramas. Algumas raças de lhama são criadas para fins estéticos e de companhia, como a raça lhoodle, cujo comportamento se assemelha a cães da raça dospoodles






*********************************************************************************
Villamar Mallcu




*********************************************************************************














*********************************************************************************
Villa Allota













Villa Julaca








*********************************************************************************

Uyuni Bolivia
De Uyuni pode-se visitar o famoso Salar de Uyuni, o cemitério de trens, e a Reserva Eduardo Alvaroa.
Este grande deserto de sal em Uyuni, foi formado por um pedaço de mar que, inicialmente ficou "preso" entre as montanhas quando houve a colisão de placas tectônicas que causou a elevação dos Andes. Grande parte do continente sul-americano era como um arquipélago, cheio de ilhas, não um continente maciço como hoje, adquirindo essa forma com a elevação da cadeia de montanhas. Por esse pedaço de mar haver ficado sem alimentação de água, principalmente das geleiras das montanhas, a água evaporou deixando apenas o sal. 12.000km2 de sal! Alguns metros abaixo do salar, ainda há água salgada.



Ceminterio de trens Uyuni






SAN CRISTOBAL





ESCULTURA DA AGUIA





ESCULTURA HOMEM CARREGANDO MOCHILA 


LAGUNA PRETA













LAGUNA COR VERDE







Nenhum comentário:

Postar um comentário