Bolivia




Hotel de Sal
Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no departamento de Potosí e no departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.
Há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 10582 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira Bolívia-Peru e que apresenta aproximadamente
Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o deserto de sal também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.
No início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o deserto de sal coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.
O deserto de sal é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O deserto de sal é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássioboro e magnésio.
Além do deserto de sal, ilha do Pescado e as lagoas coloridas onde se vê os flamingos, é possível num mesmo percurso conhecer lagoas de águas termais, sendo uma delas formada de piscinas e a outra natural. Também existem gêiseres que exalam vapor a uma temperatura de 38°C, a mesma temperatura da água.
Outro local interessante é um cemitério com ossadas de antigos moradores da região.
A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões na envolvente do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3650 m acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida




Isla Del Pescado


A chamada ilha do Pescado localiza-se no salar de Uyuni, no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia.
Constitui-se numa pequena elevação de terra, cercada de sal por todos os lados.
Em pleno salar, é um dos poucos pontos com alta concentração de seres vivos. Entre estes, destacam-se cactos com até dez metros de altura, com mais de 600 anos de idade.










Salar de Uyuni



Volcan Tunupa (5 432 m)












Hotel de Sal





***************************************************

Laguna Cañapa, Nor Lípez, Potosí, Bolívia




Vicugna 
vicunha (Vicugna vicugna) é o animal que possui o menor tamanho entre os camelídeos andinos, chegando, no máximo, a 1,30 metros de altura e podendo pesar até 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial; por esse motivo, a vicunha esteve à beira da extinção por causa dos caçadores ilegais. A população de vicunhas, que chegou a ter apenas 25 000 exemplares, chega atualmente quase a 170 000 (aproximadamente 100 000 vivem no Peru) e o número vem crescendo em média 8% por ano. Habita de 3 000 a 4 600 metros acima do nível do mar, no elevado platô andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma estepe elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas.
A vicunha está bem adaptada à vida nesse ambiente inóspito. Sua pelagem é constituída da lã da melhor qualidade que se conhece, a qual é valorizada e utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos da puna e serve como um acolchoado para o corpo quando descansa no chão. Em comparação com os camelos do velho mundo, a vicunha possui cascos mais profundamente bipartidos, permitindo que caminhe e corra com mais aptidão em encostas rochosas, penhascos e pedras soltas, comuns na puna (Koford, 1957). Outra importante adaptação são os dentes semelhantes aos de roedores, os quais crescem continuamente e permitem que a vicunha se alimente de pequenos arbustos herbáceos e gramíneas perenes rentes ao solo. A vicunha é o único ungulado que possui incisivos de raiz aberta e crescimento contínuo. A vicunha é um dos quatro representantes vivos da família dos camelosencontrados na América do Sul, sendo os outros três o guanaco (Lama guanicoe), a lhama (Lama glama) e a alpaca(Vicugna pacos). A vicunha e o guanaco são espécies selvagens, enquanto a lhama e a alpaca são domesticadas.


Cerro cañapa

           Flamingo-chileno - Os flamingos são aves filtradoras que vivem próximos à água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetação e invertebrados aquáticos. Em grande parte desses invertebrados está presente uma substância chamada caroteno que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância as penas tornam-se esbranquiçadas. Em cativeiro, busca-se criar uma dieta adaptada e que forneça todos os nutrientes necessários, já que a alimentação natural é de difícil obtenção.
         São animais de hábitos migratórios, que podem voar aproximadamente 500 km por dia em busca de alimento e locais para nidificação. Vivem em grandes colônias que variam de 3 a 6.000 pares.



















*********************************************************************************
Laguna Hedionda



Eco Hotel Los Flamencos

Laguna Hedionda é uma laguna boliviana de água salgada localizada no departamento de Potosí, próximo à fronteira com o Chile.Possui uma superfície aproximada de 4,5 km² e encontra-se a 4.100 metros de altitude.




*********************************************************************************
Laguna Chiar Kkota - Coloração de Pratiada 






*********************************************************************************
Ruta de las Joyas Altoandinas









Árbol de Piedra (em português:Árvore de Pedra) é um monólito natural de formação geomorfológica por erosão causada pelo vento muito forte da região . Está situado no deserto Siloli, à entrada da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avoroa, no departamento de Potosí na Bolivia.
Muito fotografado, este monumento natural fica 18 km a norte da Laguna Colorado.


Arvore de pedra


*********************************************************************************

     Laguna Colorada é um lago salgado, localizado no sudoeste do altiplano da Bolivia, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avoroa e perto da fronteira com o ChileO lago contém ilhas de sal bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é originada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algas. Laguna Colorada é uma das Zonas Úmidas de Importância Internacional da Convenção de Ramsar.
         Flamingos de James abundam na área. Também é possível encontrar flamingos andinos e flamingos chilenos.
          
Tipo
4,278 m
Área *
60 Km2
Comprimento máximo
10,7 km
Largura máxima
9,6 km
Profundidade média
0,35 m
Profundidade máxima
1,5 m
















lhamas
A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foi domesticado pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos.
As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente: por este motivo, foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo segundo o canal Animal Planet. Quando irritada ou para chamar a atenção, espirra seu muco na direção do objeto de sua irritação.

A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 a 2,40 metros de comprimento (contando com a cauda, adiciona-se mais 25 cm ao comprimento). Chega a pesar 150 quilogramas. Algumas raças de lhama são criadas para fins estéticos e de companhia, como a raça lhoodle, cujo comportamento se assemelha a cães da raça dospoodles






*********************************************************************************
Villamar Mallcu




*********************************************************************************














*********************************************************************************
Villa Allota













Villa Julaca








*********************************************************************************

Uyuni Bolivia
De Uyuni pode-se visitar o famoso Salar de Uyuni, o cemitério de trens, e a Reserva Eduardo Alvaroa.
Este grande deserto de sal em Uyuni, foi formado por um pedaço de mar que, inicialmente ficou "preso" entre as montanhas quando houve a colisão de placas tectônicas que causou a elevação dos Andes. Grande parte do continente sul-americano era como um arquipélago, cheio de ilhas, não um continente maciço como hoje, adquirindo essa forma com a elevação da cadeia de montanhas. Por esse pedaço de mar haver ficado sem alimentação de água, principalmente das geleiras das montanhas, a água evaporou deixando apenas o sal. 12.000km2 de sal! Alguns metros abaixo do salar, ainda há água salgada.



Ceminterio de trens Uyuni






SAN CRISTOBAL





ESCULTURA DA AGUIA





ESCULTURA HOMEM CARREGANDO MOCHILA 


LAGUNA PRETA













LAGUNA COR VERDE